sexta-feira, 15 de abril de 2011

19 de Julho de 2009

Peguei um táxi pro aeroporto as 5:30 da manhã.





Meu avião decolou as 8:30, e era um avião meio velho que me deu um certo medo quando balançava. E balançava.





Cheguei 9 e pouco em cuzco e no caminho pro hostal, já dava pra perceber o clima de serra confortável. Meu quartinho era bem confortável, tinha 3 camas e uma televisão pequenininha. Alem de uma mesinha e um banheiro sem tampa na privada. Cuzco fica a 3.440 metros acima do nível do mar, e a (...)Km de Lima, mais ou menos 18 horas de viagem por terra e 1 hora de aviao. Para amenizar os efeitos da altidude, segui os conselhos da família de Lucia e evitei comer, tomei as maravilhosas Sorochi pills, descansei bastante e tomei muito mate de coca.











    Depois de descansar fui visitar a plaza de armas de cuzco. Toda cidade do Peru tem uma plaza de armas. Esta é a av, El Sol, principal rua de Cuzco e que se estende até a praça.



No meio da Av. Fica a ruína da sede do império Inca. O palácio do imperador. O centro de tudo. Agora é isso aí. Lindo mas totalmente descaracterizado.
Palacio do Imperador (não o Adriano)


Palacio da Justiça



No dia seguinte fui lá. Finalmente chegando na Plaza de armas de cuzco, pude sentir que estava em um lugar realmente especial. A praça é rodeada de prédios históricos, como todas as outras, mas a sensação é de estar em um lugar importante, quase nostálgico. O centro de tudo sabe? Claro que o clima de final de tarde, com sol (sim em cuzco faz sol) e a temperatura agradável de serra ajudaram bastante.



Aqui era onde tudo acontecia a mais de quinhentos anos. E hoje ee um centro turístico dos mais importantes. Aliás, como tem turista. Escutei, de rabo de ouvido, mais inglês, português, sim português e um monte de línguas indefiníveis do que o espanhol mesmo. Eu ainda estava sob efeito da altura, mas me pareceu que até o som, o silêncio do lugar era diferente. Sei lá. Ai fui dormir pois no dia seguinte ia começar os passeios.


Sem comentários:

Enviar um comentário