terça-feira, 15 de fevereiro de 2011

Introduzindo o Peru

Quando da chegada dos espanhóis em 1531, o território peruano era dominado pela civilização Inca e se centralizava na cidade de Cuzco. O império Inca se estendia desde o norte do equador até o centro do Chile.

Quando o conquistador espanhol Francisco Pizarro chegou à região em 1532, capturou e executou o imperador Inca Atahualpa estabelecendo em Cuzco uma nova colônia espanhola. A cidade de Lima é fundada por Pizarro em 1535 e iria se tornar a nova capital do vice-reinado. A partir daí a história continua com a violência de sempre. Pizarro é assassinado por Diego de Almagro. Blasco Nunes Vela, o novo vice-rei da região é assassinado por Gonzalo Pizarro, irmão vingativo do outro Pizarro. Tudo isso tendo como pano de fundo o contínuo genocídio das populações indígenas e, é claro, a maciça extração de ouro e prata que fazia do Peru a principal fonte de riquezas da Espanha em toda a américa do sul. Este período é marcado também por grandes revoluções nativistas, como a de Juan Santos Atahualpa em 1742 e a de Tupac Amaru em 1780.


A Independência peruana foi proclamada em 28 de Julho de 1821 por José de San Martin. E na realidade significou apenas que os nativos seriam controlados pela Elite Criolla (que eram os espanhóis nascidos no Peru) e não mais pelos espanhóis.
Após a independência, o Peru e alguns paises visinhos começaram intensas disputas territoriais: Guerra do Pacífico (1879-1883) contra o Chile, conflitos com o Equador na Guerra Equatoriana-Peruana em 1941 e em 1981 na Guerra do Cenepa. E apenas em 1998 o Peru teve suas fronteiras claramente definidas.
E nesse meio tempo entre a independência e os dias de hoje aconteceu de tudo por lá. Governos democráticos e ditatoriais se revezaram no poder, grupos revolucionários como o Tupac Amaru e o Sendero Luminoso travaram sangrentas batalhas com o exército em sua luta por um Peru socialista. Nos anos 90 do séc. XX a inflação no Peru chegou a 7.649% ao ano, acumulando 2.200.200% entre 1985 e 1990.

Tudo isso no primeiro mandato do atual presidente Alan Garcia. Que acabou culminando na eleição de Fujimori que em 1992 dissolve o congresso em um auto-golpe marcado por medidas severas contra as forças revolucionarias, privatização de empresas e muita, muita corrupção. O que levou à sua renúncia em 2000 e fuga desesperada para o Japão.

Agora, em 2009, a moeda corrente do Peru é o Sol, está razoavelmente estável e o residente é o mesmo Alan Garcia da hiperinflação dos anos 80. Fora isso tudo, o Peru é um dos paises de maior diversidade cultural do continente, herança de um povo que sabia o que estava fazendo antes dos espanhóis chegarem a estragarem com tudo. Fomos conhecer um pouco disso tudo.

Sem comentários:

Enviar um comentário